segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Principais Doenças da Boca Parte 2


    AFTA

                      Em artigos anteriores abordamos a gengivite e a cárie dentária, doenças da boca que tem como uma das principais maneira de prevenção a higiene bucal. Hoje nosso tema será afta


                                                  
                   Afta também conhecida como estomatite aftosa, talvez seja a doença de boca com maior taxa  de incidência, pois atinge cerca de 20% da população  mundial, sobretudo jovens.  São lesões dolorosas, múltiplas ou solitárias,que atinge a língua ou os lábios  que costumam incomodar por cerca de 18 dias.
                  Entre as causas que implicam no aparecimento estão: estresse emocional, fadiga, alterações hormonais (menstruação), traumas como mordidas acidentais, distúrbios gástricos ou intestinais, perda repentina de peso, alergia a alimentos e deficiência de vitaminas ou carência de sais minerais (ferro).
                O normalmente as lesões se curam expontaneamente, porém há casos em que o tratamento é realizado com base em antibiótico. Existem ainda casos em que o médico ou dentista, prescrevem  pomada de corticosteróide para aplicar directamente sobre as aftas graves.



 Queremos que seu sorriso seja perfeito !!!
 Visite seu dentista
Fonte:Krukemberghe Fonseca (Graduado em Biologia - Equipe Brasil Escola); Revista Viva Saúde, Blogmail Saúde, Manual Merk.





Um comentário:

  1. As aftas como lemos acima é um das doença da boca que não se previne com a higienizaçao da boca, porém nãopodemos descuidar nunca da mesma.
    Temos sempre que cuidar de nossa saúde como um todo. Rosa

    ResponderExcluir