segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Principais Doenças da Boca Parte 2


    AFTA

                      Em artigos anteriores abordamos a gengivite e a cárie dentária, doenças da boca que tem como uma das principais maneira de prevenção a higiene bucal. Hoje nosso tema será afta


                                                  
                   Afta também conhecida como estomatite aftosa, talvez seja a doença de boca com maior taxa  de incidência, pois atinge cerca de 20% da população  mundial, sobretudo jovens.  São lesões dolorosas, múltiplas ou solitárias,que atinge a língua ou os lábios  que costumam incomodar por cerca de 18 dias.
                  Entre as causas que implicam no aparecimento estão: estresse emocional, fadiga, alterações hormonais (menstruação), traumas como mordidas acidentais, distúrbios gástricos ou intestinais, perda repentina de peso, alergia a alimentos e deficiência de vitaminas ou carência de sais minerais (ferro).
                O normalmente as lesões se curam expontaneamente, porém há casos em que o tratamento é realizado com base em antibiótico. Existem ainda casos em que o médico ou dentista, prescrevem  pomada de corticosteróide para aplicar directamente sobre as aftas graves.



 Queremos que seu sorriso seja perfeito !!!
 Visite seu dentista
Fonte:Krukemberghe Fonseca (Graduado em Biologia - Equipe Brasil Escola); Revista Viva Saúde, Blogmail Saúde, Manual Merk.





quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Principais Doenças da Boca



Segundo a OMS as principais doenças que acomete a boca são:


cárie dentária;  gengivite e periodontites; maloclusões;  Afta , Mau hálito (halitose), entre outras.

No artigo anterior falamos sobre gengivite, neste artigo trataremos de cárie
Cárie
A cárie é uma doença transmissível e infecciosa, é causada por bactérias e substâncias prejudiciais, que entram em contato com os dentes. Depois que você come, as bactérias normais em sua boca combinam com restos de comida e ácidos para criar uma película pegajosa chamada placa. A placa bacteriana é cariogênica (formadora de cárie)
As cáries dentais são comuns, mas muitas vezes podem ser prevenidas pela prática de uma boa higiene dental, incluindo escovação e fio dental.


Os alimentos mais cariogênicos são os que apresentam açúcar na sua composição: ex: doces, balas, caramelos, chocolates,  chicletes, refrigerantes. A ingestão de farináceos e salgadinhos, principalmente entre as refeições, não é um hábito saudável, devendo ser  evitado.
Existem alimentos como o queijo e o leite que são considerados protetores dos dentes. Eles apresentam alto conteúdo de cálcio e fosfatos, que protegem contra a desmineralização do dente.
Cáries precoces podem não ter qualquer sintoma. Mais tarde, quando a cárie já corroeu através do esmalte, os dentes podem se tornar sensíveis a alimentos doces, quentes ou frios ou bebidas.
Prevenindo as cáries:
- Evitar a ingestão de alimentos açucarados
- Escove  bem os dentes  após as refeições com creme dental com flúor ( previne a desmineralização)
- Lave a boca após as refeições e lanches com água se você não pode escovar, porém faça o possível para escovar os dentes..
- Em algumas situações você pode mascar  chiclete sem açúcar que contém xilitol e sorbitol (substitutos do açúcar) após as refeições e lanches por 15 a 20 minutos
-  Use fio dental para limpar entre os dentes pelo menos uma vez por dia.
- Consulte o seu dentista regularmente para limpezas dentárias e exames orais. Pergunte ao seu dentista quão frequentemente você deve vê-lo para limpezas dentárias e exames.

 Se a cárie não for tratada pode levar à dor, abcesso (infecção) e perda do dente, dentre outras doenças mais graves.


Não Vacile Cuide de seu sorriso!!!!!


 Crédito: Copyright © 2011 Higiene Bucal. All Rights Reserved


segunda-feira, 15 de outubro de 2012

GENGIVITE


A gengivite é um problema que atinge milhões de brasileiros 



Gengivite

É uma inflamação da gengiva, em seu estágio inicial a gengivite é mais fácil de ser tratada. A causa direta da doença é a placa - uma película viscosa e sem cor de bactérias que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva.
A  placa deve ser  removida pela escovação diária e pelo  uso de fio dental, caso isto não ocorra as bactérias existentes na placa produzirão  toxinas (venenos) que irritarão  a mucosa da gengiva causando a gengivite. No início a doença poderá ser facilmente tratada; pois ainda não houve comprometimento do osso e do tecido que fixa os dentes; porém, se a gengivite não for tratada logo, ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes e mandíbula/maxilar.
Sintomas da gengivite:
- Gengivas vermelhas, edemaciadas (inchadas) e sensíveis ( podem sangrar ao escovar). - Recuo ou retração da gengiva, conferindo aos dentes uma aparência alongada.
OBS:A gengivite  pode formar bolsas entre os dentes e a gengiva, onde se acumulam restos de comida e placa, levando à halitose (mau hálito).
Prevenção:
  • A correta escovação e uso apropriado do fio dental para remover placas e restos, e do controle do aparecimento de tártaro.
  • Alimentação correta para garantir nutrição adequada
  • Evitar cigarros e outras formas de tabaco.
  • Ir ao dentista regularmente.
  • A falta de escovação adequada e o uso de fio dental podem provocar a doença!



OBS: Estudos comprovam que a paquera tem aumentado o número de jovens com gengivite.
 " Com a história de ficar, os adolescentes beijam várias pessoas em uma mesma noite", disse a ortodontista Vivian Gaspar. " Se um deles tiver gengivite, transmite aos outros". 

Aos primeiros sinais de  vermelhidão ou sangramento na gengiva. Procure o seu dentista!!!


Retirado do site da Colgate e cyberdiet